terça-feira, 10 de abril de 2012

Aberto de Fortaleza: Vescovi 0-1 Molina (blitz)


A partida decisiva do 1º Aberto de Blitz, disputado em Fortaleza-CE, durante o 2º Aberto do Brasil Taça Cidade de Fortaleza, ainda repercute. 

No final da partida, o GM Giovanni Vescovi tocou em uma peça com a qual não poderia jogar (por estar cravada) e perdeu o jogo para o MI Roberto Molina.

Nós contamos essa história neste post aqui e Vescovi enviou um e-mail à Rádio Xadrez para dar sua versão sobre o fato. Acompanhem o que diz o Grande Mestre:

Vescovi x Molina, na posição que gerou a confusão 
Tiago,

Na minha partida de blitz com o Molina, eu tinha 54 segundos no meu relógio e o Molina tinha 06. A posição era: Brancas: Re3, Dd8, Cd3, d4; Pretas: Rb7, Db3, a4,c6. Além de estar ganho na posição, a vitória no relógio era certa. 

Nesta posição eu peguei meu cavalo e soltei em c5 para dar um duplo no rei e na dama, e ao perceber que seria lance impossível fui voltar o meu cavalo, mas meu adversário acusou o lance impossível, reclamando o ponto. A plateia ao lado teve aquela reação típica "Oh", e eu acabei levantando da mesa, decepcionado. Não havia nenhum árbitro ao lado e não me ocorreu perguntar ou mesmo tentar lembrar a regra. Pela regra, como eu não havia acionado o relógio, não seria considerado lance ilegal, e a partida prosseguiria normalmente.

Após me levantar é que eu me dei conta disso. Pensei em recorrer, mas deixei pra lá, pois pra mim o que basta é que no jogo eu fui melhor e merecia ter ganho o torneio, assim como o principal. Não sei se eu ganharia o recurso, afinal já havia me levantado da mesa, mas gostaria que a história fosse relatada da forma correta.

Abraço,

Giovanni

***

A pedido de Giovanni, portanto, deixamos aqui o registro do desfecho deste torneio que, mesmo com polêmica, foi memorável!

Reveja os resultados do 1º Aberto de Blitz Cidade de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Lances Finos