terça-feira, 10 de abril de 2012

Rádio Xadrez com GM José Cubas

No último dia do 2º Aberto do Brasil Taça Cidade de Fortaleza, no Ceará, a Rádio Xadrez entrevistou o GM José Cubas, do Paraguai, e sua noiva Samara Pedroso. 

Confira no vídeo abaixo como Cubas avalia sua primeira participação no Nordeste, o que ele achou do seu resultado no torneio e o que pensa o GM paraguaio sobre o polêmico critério de desempate (número de vitórias).

Cubas fala também sobre as diferenças do xadrez nos dois países e conta um pouco de sua história no Brasil e seus planos para o futuro, como a disputa do Torneio Comemorativo da cidade de Osasco-SP.

Por sua vez, Samara explica como é namorar um jogador profissional de xadrez e revela as reações do enxadrista com os estudos e a derrota.

Por fim, o simpático GM paraguaio diz como foi seu empate com a GM Judit Polgár, na Festa da Uva. A entrevista contou com a participação especial de Arthur Olinto, ouvinte da Rádio Xadrez, que mora em João Pessoa-PB.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Cubas foi muito pontual em seu comentário. O sistema visa eliminar parcerias, etc. Contudo, a prática mostrou que em poucas rodadas e muitos participantes, dá espaço para distorções. De qualquer forma, o resultado dele não foi alterado com o critério, já que ele seria o segundo do mesmo jeito. Outro não atingido foi o El Debs. O grande prejudicado foi o Vescovi e o beneficiado o Krikor. Eles inverteram suas posições caso se utilizasse o Bucholz com ou sem cortes.

DarkNerd disse...

Na verdade essa é a segunda participação de Cubas no nordeste, a primeira ele ainda não era GM e foi no Maranhão, Aberto Internacional da pré-amazônia a cidade de Imperatriz.

Thiago Eustaquio.

Lances Finos