sábado, 15 de janeiro de 2011

Destaques de 2011 e outras novidades

Nem bem iniciamos o ano de 2011 e já estamos cheios de novidades no xadrez brasileiro e internacional.

Aproveitando a entressafra dos programas da Rádio Xadrez (os apresentadores estão em merecidas férias), fazemos aqui uma panorâmica do que de mais relevante ocorreu nos últimos dias de dezembro e início de janeiro deste ano.

Para iniciar, ressaltamos o resultado final de nossa enquete se a WFM Juliana Terao iria superar o recorde brasileiro em rating FIDE - que pertence à WIM Tatiana Ratcu (hoje inativa, morando na França). E, de acordo com os visitantes do blog que votaram na enquete, tivemos:

Sim, irá superar daqui a dois anos 42% (61 votos)
Sim, irá superar ainda em 2011 22% (32 votos)
Não, outra jogará conseguirá 22% (32 votos)
Não, nenhuma brasileira conseguirá 20% (20 votos)

De nossa parte, torcemos muito para que uma das brasileiras supere os 2.259 pontos de FIDE que Tatiana Ratcu atingiu em sua carreira (quem sabe a própria Tatiana, se voltasse a jogar). Das jogadoras ativas, a luta segue acirradíssima pelo posto de 'número 1' do  Brasil. Na última lista da FIDE, por exemplo, a catarinense WFM Vanessa Feliciano recuperou sua posição por apenas 1 ponto de diferença.

Tanto Juliana Terao quanto Vanessa Feliciano, excelentes e humildes jogadoras, fizeram norma de WMI nos torneios I Magistral Feminino e Panamericano Feminino, respectivamente, no final do ano passado. Se mantiverem o pique com que terminaram 2010, elas têm tudo para superar a marca de Ratcu.

3ª rodada Memorial Rocha

  Fotos por Christian van Riemsdijk
Mequinho derrota GM Andres Rodriguez, do Uruguai
Segue, até 25 de janeiro, a disputa do I Memorial Antonio Rocha, em Campinas/SP, primeiro grande torneio do ano no Brasil, disputado por 14 jogadores, sendo sete GMs, cinco MIs e dois não titulados.

Após a 3ª rodada, o argentino GM Sandro Mareco (2.627) é o líder, com 100% de aproveitamento (3 em 3). Os três GMs brasileiros presentes na prova, Henrique Mecking (2.562), Giovanni Vescovi (2.631) e Rafael Leitão (2.609), mantêm-se na perseguição ao ponteiro, com 2,5 em 3.

Amanhã teremos uma inversão da 5ª com a 4ª rodada, a pedido do patrocinador do evento. Sendo assim, o clássico Mequinho x Vescovi - antes marcado para segunda-feira - ocorrerá neste domingo (16/1), a partir das 16 horas. A medida inusitada de inverter o emparceiramento favorece o público, que terá mais chances de assistir ao duelo no domingo à tarde, do que se fosse mantido na segunda-feira.

Como a Federação Paulista de Xadrez (FPX) começou a transmitir as partidas, vamos deixar de postar os jogos aqui para download.

Jogadores assistem ao incrível empate entre Saldano e De Nucci

Emparceiramento da 5ª rodada, antecipado para amanhã, domingo, 16/01/2011, às 16h:

MI Edson Tsuboi x GM Sandro Mareco
GM Oswaldo Zambrana x MI Horacio Saldano
Gabriel Name x Gilberto De Nucci
MI Dragan Stamenkovic x MI Diego Berardino
GM Henrique Mecking x GM Giovanni Vescovi
MI Marcus Vinicius x GM Diego Flores
GM Rafael Leitão x GM Andres Rodriguez

Emparceiramento da 4ª rodada, transferida para segunda-feira, 17/01/2011, às 15h:

GM Sandro Mareco x GM Rafael Leitão
GM Andres Rodriguez x MI Marcus Vinicius
GM Diego Flores x GM Henrique Mecking
GM Giovanni Vescovi x MI Dragan Stamenkovic
MI Diego Berardino x Gabriel Name
Gilberto De Nucci x GM Oswaldo Zambrana
MI Horacio Saldano x MI Edson Tsuboi

O sumiço de Rocha Belchior

Antonio Rocha, o homenageado neste Memorial disputado em Campinas, é um forte e controverso Mestre Internacional, campeão brasileiro por duas vezes. Mais informações sobre ele podem ser lidas no ótimo post do MI Rodrigo Disconzi (clique para ler).

O inusitado da situação é que, em tese, Antonio Rocha é dado como "desaparecido". Geralmente, um  torneio "memorial" é realizado em lembrança a alguém que já esteja morto.

Sejamos, então, otimistas e vamos esperar que as notícias sobre o certame em Campinas cheguem aos ouvidos de Rocha e ele reapareça, assim como aconteceu com o compositor Belchior (clique para ler).

A bondade de Everaldo

Apenas para esclarecimento sobre uma dúvida levantada pelo MI Disconzi: o torneio seria mesmo disputado com 15 jogadores, pois o GM Giovanni Vescovi aceitou o convite dos organizadores na última hora (quando já estavam contando com os 14 participantes) e resolveram incluí-lo mesmo assim. Porém, o GM Neuris Delgado (COL) desistiu da disputa, e a prova voltou a ter os tradicionais 14 jogadores.

O GM Everaldo Matsuura, além de ser um gentleman mundialmente reconhecido, deu provas de mais uma de suas inúmeras qualidades, ao ceder sua vaga no torneio para o jovem MI Diego Berardino e, assim, dar a Diego a chance de também conquistar seu título de Grande Mestre.

Rádio Xadrez em Portugal

Soubemos hoje que o site Ala de Rei, de Portugal, publicou uma chamada para nosso blog, com o título: "Rádio Xadrez emite ‘online’ a partir do Brasil" (clique para ler).

Atualmente, Portugal é o 7º país que mais visita este blog (os três primeiros são: Brasil, Estados Unidos e Bolívia, nesta ordem). Esperamos que a divulgação da Rádio por Francisco Vieira, do Ala de Rei, faça o país lusitano subir no ranking de visitantes.

Mais Brasil no exterior

Por falar em divulgação de mídia estrangeira, faltou dizer aqui no blog que também aparecemos no ChessBase e Chessdom, os dois maiores sites de xadrez no mundo, no final do ano passado, com a matéria sobre o título de GM de Everaldo Matsuura.
Abaixo, reproduzimos as notícias:

ChessBase publicou matéria da Rádio Xadrez sobre Matsuura
Site Chessdom também divulgou texto do Vida em Miniatura
Tabuleiro globalizado

Pretas jogam e ganham (mas perderam)
Hoje em dia não dá para bobear. Com a internet nos informando o tempo todo, qualquer notícia pode correr o mundo em segundos. E foi o que aconteceu com uma das partidas da Final do Campeonato Mineiro 2010.

Horas depois de ser publicada no blog do MF Evandro Barbosa, o final da partida entre João Paulo Cassemiro e Juliano Resende ganhou o mundo por meio do blog da Susan Polgar (clique para ler), em um post escrito pela húngara-americana intitulado Fantastic endgame.

Acho que tem dedo do GM André Diamant nisso...

Brincadeira, povo! Susan encontrou o jogo no ChessToday.net - #3719. Ou seja, amigos capivaras, já sabem o que isso quer dizer? Não temos mais sossego nem para capivar em paz! O xadrez é o novo Big Brother, o que jogarmos hoje pode sair no jornal de amanhã :-)

Novo site brasileiro

O IA Mauro Amaral e sua esposa Vivian Heinrichs divulgam o nascimento... calma, não é de um bebê! Mas, sim, do novo site deles, o Xadrez Total (XT).

Dinâmico e moderno, o XT promete substituir o antigo Xadrez Comunic e se tornar uma fonte de notícias e informações de qualidade sobre o xadrez brasileiro e na América. Destacamos, já nesses poucos dias de site, a entrevista que fizeram com o GM Felipe El Debs (clique para ler).

Em uma das fotos publicadas na entrevista, podemos notar que a equipe de Matão, da qual El Debs faz parte, é fã da banda  britânica The Beatles:

GM El Debs (primeiro esq. p/ dir) e sua equipe de Matão/SP
Clássica foto da banda Os Beatles, na capa do álbum Abbey Road








A bonitinha da direita: nova musa de Carlsen
Quem se deu bem

Ao que tudo indica, o GM Magnus Carlsen vai continuar saindo muito bem nas fotos. E não estamos falando do fato do jovem norueguês ter recuperado, aos 45 minutos do segundo tempo, a primeira colocação do ranking mundial da FIDE, encerrando 2010 no topo. Estamos falando, sim, de sua nova "parceira" para as campanhas publicitárias da G-Star, a modelo Gemma Arterton.

Para quem não se lembra, Carlsen iniciou sua carreira de 'modelo' ao lado de Liv Tyler, no ano passado. A marca G-Star gostou tanto do sucesso do enxadrista que, para este ano, vai mantê-lo como ícone de seu império de roupas.

Mas ele que não abra o olho: Gemma nasceu com polidactilia (possuía seis dedos em cada mão). Imagina essa menina no relâmpago. Sobrou para a coitadinha da Liv Tyler...

O folder perfeito

Continuamos nossa busca homérica para encontrar um folder de torneio de xadrez que seja informativo, atraente e criativo, tudo ao mesmo tempo (relembre o último post sobre o tema clicando aqui).

O pessoal da Turquia inovou e esteve próximo disso, com o folder do Campeonato Europeu Feminino 2010 (ao lado).

O problema é que a Federação Turca, organizadora da prova, desistiu de sediar o torneio (que será disputado em março de 2011), e todo o trabalho dos designers para a criação desta Torre/Batom teve de ser jogado fora.

Aos leitores, tradicionais ou moderninhos, perguntamos:  o que acharam da quase fálica imagem ao lado? Original ou vergonha alheia? Opinem!

Xadrez no cinema

Soube hoje que o lançamento em língua portuguesa do filme Joueuse (Xeque à Rainha, em português) foi na última quinta-feira, 13 de janeiro.

A obra, que foi produzida e lançada na França em junho de 2009, conta a história de uma pacata e previsível empregada de hotel que descobre o jogo de xadrez e fica obcecada por seus mistérios.

Com direção de Caroline Bottaro, o filme parece ser mais uma boa produção do cinema francês. Infelizmente, ainda não há notícias sobre seu lançamento no Brasil (mas já é possível baixá-lo na internet, nos sites de torrents).

Pelo site oficial (clique para visitar), dá para ler a sinopse do filme, ver fotos do elenco e obter informações sobre como adquiri-lo em DVD.

Assista ao trailer de 'Xeque à Rainha' (com legendas em português de Portugal):


Final em 'W'

E essa vai para você que acha que isso nunca vai acontecer em uma partida: ter de dar mate de Bispo e Cavalo.

Pois o GM Vassily Ivanchuk teve que demonstrar a técnica, em sua partida contra o GM Alexander Morozevich, no recém findo Torneio Reggio Emilia, na Itália. É como ver um enterro de anão, agora vocês acreditam?

Veja como Ivanchuk deu mate de Bispo e Cavalo clicando aqui.

Uma curiosidade contada pelo GM Everaldo Matsuura, quando da sua participação em um torneio internacional na Europa: dois GMs conhecidos disputaram um final desse tipo e,  para surpresa dos presentes, o GM em vantagem deixou seu tempo cair, empatando a partida.

Ficou no ar a dúvida se o mesmo sabia ou não dar tal mate.

[Por Tiago A. dos Santos]

3 comentários:

www.xadreztotal.com.br disse...

Agradecemos ao jornalista Tiago Augusto dos Santos, pelos elogios e pela divulgação do nosso novo portal www.xadreztotal.com.br

Acreditamos que o xadrez brasileiro precise de mais espaço e divulgação, por isto nos dispusemos a fazer este esforço diário pelo nosso esporte, e por nossa paixão: Xadrez !

Aos que possam acompanhar e divulgar, prometemos nossa incessante dedicação e transparência.

Saudações,

AI Mauro Amaral
Diretor da CBX

AR Vivian Heinrichs
Campeã Paulista Universitária 2010

www.xadreztotal.com.br

Anônimo disse...

Oi, Tiago! Eu li o ótimo post com as novidades de vocês! Então, sabe aquele filme que vocês comentam?! É a adaptação de um romance, bem bacana. O livro já saiu no Brasil, é esse aqui:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22374397&sid=18727148813117408289527060&k5=33DC4559&uid=

Chama A jogadora de xadrez.

Um abraço,
Ricardo.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Hugo Nunes de Farias, sou enxadrista aqui em Caruaru - PE. E sou um grande fã de vocês da rádio xadrez, gostaria de dar uma dica. Para vocês sempre citarem uma frase de um grande mestre ao final dos programas. Espero ter colaborado.
Hugo Nunes

Lances Finos